Ação da Insulina no metabolismo das gorduras
A
insulina é reconhecida como o hormônio da “fartura” . O aumento da
concentração sanguínea de glicose estimula, de forma rápida, e é fator
primordial para que ocorra a secreção de insulina pelo pâncreas.
A insulina é um hormônio que promove a entrada de glicose nas células e que também atua no metabolismo das gorduras e proteínas. Só para esclarecer, a glicose é o produto final da degradação dos carboidratos, que ocorre durante o processo de digestão.
Quando a concentração dos nutrientes excede a demanda (necessidadade)
do corpo, a insulina assegura que os nutrientes em excesso sejam
armazenados como glicogênio, no fígado, como proteína, nos músculos, e
como gordura, no tecido adiposo.
Ela é responsável pelo aumento da deposição de gordura nos adipócitos, que são as células que formam o tecido adiposo e tem uma alta capacidade de armazenar gordura.
Sua ação encontra-se também na diminuição da lipólise, que é a mobilização e queima das gorduras para produção de energia.
Muitas
pessoas procuram ingerir baixas quantidades de carboidratos, ou ainda,
se preocupam em ingerir carboidratos de menor índice glicêmico, na
tentativa de diminuir a secreção de insulina, promovendo assim, um menor
acúmulo de gordura.
Mas, tenha em mente que a insulina não faz com você engordar. Comer em excesso e exercitar-se pouco, SIM.

Nenhum comentário:
Postar um comentário